C#, Evento, Java x .NET, Microsoft

Minha palestra sobre a linguagem C# 4 e 5 no evento Java x .NET SP 2010

No dia 15 de outubro de 2010 (sexta-feira), eu apresentei a minha palestra sobre a Linguagem de programação C# no evento Plataforma Java x Plataforma .NET – Edição SP 2010.

Inicialmente, a minha ideia era abordar as capacidades atuais da linguagem C# 4 e comentar sobre uma novidade proposta publicamente pelo time de desenvolvimento do C# na Microsoft para a versão 5.

Devido ao perfil heterogêneo do público do evento, composto também por desenvolvedores da plataforma Java, eu resolvi apresentar a evolução da linguagem C# desde a versão 1.0 até a proposta de evolução da próxima versão, ou seja, a linguagem C# 5.

Em resumo, eu apresentei algumas das principais características incorporadas à linguagem C# desde a versão 1.0. A evolução da linguagem foi apresentada como descrita a seguir.

  • C# 1.0 (Fev 2002):
    Código gerenciado, linguagem de POO, suporte nativo a propriedades e eventos, documentação XML, exceções, segurança de tipos, delegates, sobrecarga de operadores, dentre outros recursos.
  • C# 2.0 (Nov 2005):
    Generics, Iterators, tipos parciais, tipos anuláveis, métodos anônimos, qualificador de apelidos de namespace, classes estáticas, níveis de acesso distintos nos acessores de uma propriedade, covariância e contravariância em delegates, dentre outros recursos.
  • C# 3.0 (Nov 2007):
    Propriedades implementadas automaticamente, iniciadores de objetos, iniciadores de coleções, variáveis locais e arrays com tipos deduzidos implicitamente, métodos de extensão, expressões lambda, árvores de expressão, tipos anônimos, expressões de consulta, métodos parciais, LINQ (Language INtegrated Query), dentre outros recursos.
  • C# 4 (Abr 2010):
    Objetos tipados dinamicamente, parâmetros opcionais e nomeados, melhorias na interoperabilidade com COM, covariância e contravariância em tipos genéricos, dentre outros recursos.
  • C# 5 (provavelmente final de 2012 ou início de 2013):
    Compilador como um serviço, dentre outros recursos.

Abaixo, seguem os slides da palestra apresentada no evento.

Durante a apresentação, eu fiz uma demontração do zero de como usar os conhecimentos de SQL para criar consultas com LINQ (Language INtegrated Query) na linguagem C# 3.0 ou superior. Eu consultei um conjunto de arquivos numa pasta fazendo operações de projeção, filtragem, ordenação, agrupamento e agregação. Foi usado o LINQ to Objects que permite consultar uma sequência enumerável de objetos.

Abaixo, segue o projeto da aplicação Console do Visual Studio 2010 exatamente como foi realizado durante o evento.

DemoLinq.zip

Rogério Moraes de Carvalho
Twitter: @rogeriomc

2 comentários sobre “Minha palestra sobre a linguagem C# 4 e 5 no evento Java x .NET SP 2010

  1. Rogério,

    Parabéns pelo conteudo da palestra. Apesar de não poder ter assistido, lendo os slides, cobriu várias novidades importantes no C#4.

    Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s