Sem categoria

Meu artigo sobre expressões de consulta LINQ na edição 78 da revista .NET Magazine

Na edição 78 da revista .NET Magazine, liberada em outubro de 2010, eu escrevi um artigo dando uma visão detalhada das expressões de consulta LINQ (Language INtegrated Query) na linguagem de programação C#.

Capa da edição 78 da revista .NET Magazine
Capa da edição 78 da revista .NET Magazine

As expressões de consulta LINQ foram introduzidas na linguagem de programação C# na versão 3.0 e na linguagem de programação Visual Basic na versão 9.0. O artigo possui demonstrações de todas as cláusulas de expressões de consulta da linguagem C# com uso do LINQ to Objects para consultar o sistema de arquivos do Windows.

No artigo, o leitor poderá conferir como usar o LINQ para fazer consultas complexas de forma simples. A ideia é demonstrar que pode-se usar o conhecimento em consultas SQL, linguagem usada em bancos de dados relacionais, para fazer consultas com a linguagem C# em fontes de dados que tenham um provedor LINQ.

Após uma breve introdução aos objetivos da Microsoft com a criação do LINQ, eu abordo diversos tópicos procurando formar uma base para o entendimento das expressões de consulta. Seguem os tópicos abordados no artigo.

  • Introdução do LINQ na plataforma .NET
    Informações sobre a introdução do LINQ nas linguagens de programação C# 3.0 e Visual Basic 9.0, em novembro de 2007, juntamente com o .NET Framework 3.5 e o Visual Studio 2008.
  • LINQ Providers
    A importância dos LINQ Providers para permitir o uso de expressões de consultas LINQ em diferentes fontes de dados. Além disto, há uma descrição dos LINQ Providers disponíveis no .NET Framework.
  • Standard Query Operators
    Informações sobre o papel dos métodos de extensão na formação do padrão LINQ, bem como o esclarecimento de que nem todos os métodos de extensão nos Standard Query Operators possuem palavras-chaves equivalentes nas expressões de consulta LINQ da linguagem de programação C#.
  • Expressões de consulta LINQ
    Detalhamento das expressões de consulta LINQ para realizar diversas operações em dados, como:filtragens, projeções, ordenações, agrupamentos e junções, dentre outras.
  • Criação do projeto de demonstração
    Um site ASP.NET Web Forms foi criado para usar as capacidades de reflexão do controle de servidor Web GridView quando a propriedade booleana AutoGenerateColumns é definida com o valor true. Deste modo, o leitor não é desviado do foco do artigo que é entender os recursos das expressões de consulta na linguagem C#.
  • Cláusulas from e select
    Demonstração da cláusula from para definição da fonte de dados a ser consultada e da variável de série. Demonstração da cláusula select para fazer projeções.
  • Cláusulas let, orderby, ascending e descending
    Demonstração da cláusula let para introduzir uma variável para armazenar resultados intermediários numa expressão de consulta. Demonstração da cláusula orderby para classificar os resultados em ordem ascendente, com ou sem a palavra-chave ascending, ou em ordem descendente, com a palavra-chave descending.
  • Cláusula where
    Demonstração da cláusula where para filtrar elementos da fonte de dados.
  • Cláusulas group, by e into
    Demonstração da cláusula group para agrupar dados de uma consulta. Esta cláusula é usada em conjunto com a palavra-chave by para definir a chave de agrupamento. A palavra-chave into permite fornecer um identificador para os dados agrupados. Além disto, são apresentados os Standard Query Operators com operações de agregação.
  • Cláusulas join, in e equals
    Demonstração da cláusula join para juntar duas fontes de dados. Esta cláusula é usada em conjunto com a palavra-chave on para definir a condição de vínculo. A palavra-chave equals deve ser usada ao invés do operador == na comparação após a palavra-chave on.
  • Conclusão
    Na conclusão são apresentadas as vantagens fornecidas pelo acrésimo do LINQ na linguagem C#.

Finalmente, há uma série de referências no final do artigo para o leitor obter mais informações sobre LINQ e assuntos relacionados.

Para obter um resumo de todos os artigos abordados na edição 78 da revista .NET Magazine, leia o post sobre a edição escrito pelo Guinther Pauli, editor geral da revista, no blog dele em: http://guintherpauli.blogspot.com/2010/10/revista-net-magazine-78.html.

Eu espero que todos os leitores da revista .NET Magazine gostem do artigo e fico aguardando suas impressões sobre o mesmo.

Rogério Moraes de Carvalho
Twitter: @rogeriomc

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s