HTML5, W3C

W3C agiliza os trabalhos da especificação HTML5

Finalmente, o World Wide Web Consortium (W3C) resolveu agilizar os trabalhos para liberar a recomendação final da especificação HTML5.

Limitações das especificações HTML / XHTML

As limitações de recursos das especificações HTML 4.01 (recomendação W3C de 24 de dezembro de 1999) e XHTML 1.0 / 1.1 sempre representaram um problema para desenvolvedores Web interessados em criar aplicações com interfaces ricas para Internet (RIA: Rich Internet Application).

Suporte a RIA com tecnologias proprietárias

Tecnologias proprietárias surgiram com poderosos recursos, quando comparados aos das especificações HTML / XHTML, para permitir o desenvolvimento de aplicações RIA com suporte a animações, vídeos e grande interatividade em páginas Web. Atualmente, as plataformas Adobe Flash e Microsoft Silverlight conseguiram uma posição de destaque neste segmento. Principalmente a plataforma Flash, por estar há muito mais tempo no mercado que a plataforma Silverlight. A primeira versão de Flash foi lançada em 1996, quando a tecnologia era da Macromedia, empresa que foi adquirida em pela Adobe em 2005. A primeira versão do Silverlight somente foi lançada em 2007, portanto 11 anos depois da primeira versão do Flash.

Apesar do poder fornecido pelas tecnologias Adobe Flash e Microsoft Silverlight, elas são proprietárias e não são suportadas nativamente pelos browsers. O suporte é fornecido por meio de plug-ins que devem ser instalados nos browsers: Adobe Flash Player e Microsoft Silverlight.

Desenvolvimento inicial da especificação HTML5 no W3C

Um novo grupo HTML foi criado no W3C em 2007 para trabalhar na especificação HTML5. O primeiro rascunho de trabalho (WD – Working Draft) da especificação foi publicado em 22 de janeiro de 2008.

Partes da especificação HTML5 começaram a ser implementadas pelos principais browsers do mercado, mesmo antes da especificação atingir o estado de recomendação final.

Ian Hickson, atualmente funcionário do Google, é o editor do HTML5. De acordo com ele, o candidato a recomendação do HTML5 seria publicado em 2012 e a proposta de recomendação final em 2022 (daqui há mais de 10 anos). Veja mais informações na entrevista que ele forneceu para o Justin James em 27 de agosto de 2008 no artigo "HTML5 Editor Ian Hickson discusses features, pain points, adoption rate, and more".

Agora, o W3C sugere a recomendação final do HTML5 para 2014

Logotipo do HTML5
Logotipo do HTML5

Em 14 de fevereiro de 2011, o W3C anunciou um novo cronograma para os trabalhos na especificação HTML5. Neste novo cronograma, será realizada uma última chamada para que as comunidades internas e externas ao W3C confirmem a solidez da especificação do HTML5. Então, o grupo de trabalho focará na experiência de implementação. A proposta é que a recomendação final da especificação HTML5 seja publicada até o último dia de 2014: 31 de dezembro de 2014.

Rogério Moraes de Carvalho
Twitter: @rogeriomc

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s