Apple, Microsoft

Abuso das empresas de TI no registro de patentes

As empresas de TI têm abusado dos seus direitos de registrar patentes. As patentes estão deixando de ser uma forma de assegurar às empresas que suas invenções são de sua propriedade e de uso exclusivo para ser uma forma de impedir a concorrência. A questão é esclarecer o que pode ser patenteado e o que não pode.

Eu resolvi escrever este post depois de ter lido a seguinte notícia: Acusada pela Apple de infringir patentes, Samsung promete vingança.

Atualmente, é quase impossível uma empresa de TI produzir qualquer coisa inovadora sem violar alguma patente registrada por outra empresa. Por exemplo, o registro da patente "App Store" pela Apple realmente me parece absurdo, conforme o processo que a Microsoft moveu contra a Apple. O termo "app" pode até ter sido popularizado pela Apple, mas não foi inventado por ela (é uma abreviação de application), e "store" (loja) é uma palavra do inglês. Patentear "App Store" (loja de aplicativos) chega a ser ridículo. Daqui a pouco, as empresas de TI não poderão nem escrever um breve documento técnico sem violar patentes.

Depois que a Apple se tornou a maior empresa de TI do mundo em valor de mercado, ela está tendo as mesmas atitudes do passado. Ela está se achando poderosa demais e desprezando até mesmo os parceiros de negócios, como a Samsung que fornece componentes para seus dispositivos.

Vamos ver até onde esta arrogância da Apple, leia Steve Jobs, vai leva-la na disputa no mercado de tablets e smartphones. Parece que a Apple não aprendeu o suficiente com seus erros do passado.

Rogério Moraes de Carvalho
Twitter: @rogeriomc

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s