ADO.NET Entity Framework, C#, LINQ, SQL Server, SQLSaturday

SQLSaturday #253 | Brasília 2013: Entenda LINQ (Language-Integrated Query) e sua sintaxe na linguagem C#

O que é o SQLSaturday?

SQLSaturday, que é uma iniciativa do Professional Association for SQL Server (PASS), é um programa que fornece as ferramentas e o conhecimento necessário para grupos e líderes de eventos para organizar e realizar um evento de treinamento para profissionais de SQL Server. O SQLSaturday apoia a realização de eventos locais para:

  • encorajar o aumento de membros de grupos de usuários locais;
  • fornecer profissionais de SQL Server locais com excelentes treinamentos de SQL Server e oportunidades de networking;
  • ajudar no desenvolvimento, crescimento e encorajamento de novos palestrantes.

site do SQLStaurday pode ser visitado em SQLSaturday.com.

SQLSaturday #253 | Brasília 2013

SQLSaturday253-Brasilia2013SQLSaturday #253 | Brasília 2013 foi a primeira edição do evento no Distrito Federal. O evento foi realizado na unidade de Taguatinga-DF da Faculdade Projeção, no dia 28 de setembro de 2013 (sábado). A entrada foi gratuita e todos os custos foram cobertos por doações e patrocínios.

O evento foi dividido em 4 trilhas, que foram realizadas paralelamente: AcadêmicoAdministraçãoBusiness Intelligence e Desenvolvimento.

A programação completa da edição número 253 do evento, realizada em Brasília-DF, pode ser encontrada em: http://www.sqlsaturday.com/253/schedule.aspx.

Eu participei do SQLSaturday #253 realizando as duas seguintes palestras:

Palestra: Entenda LINQ (Language-Integrated Query) e sua sintaxe na linguagem C#

Esta foi a minha segunda palestra no evento e foi realizada na trilha Acadêmico no dia 28/09/2013 (sábado), das 14h às 15h10. Eu apresentei as vantagens da integração do LINQ na linguagem C#, bem como em outras linguagens da plataforma .NET, e o poder fornecido na consulta de fontes de dados variadas: bancos de dados relacionais, como SQL Server, Oracle e DB2, arquivos XML e coleções de objetos .NET na memória, dentre outras. A grande vantagem está na capacidade de fornecer uma semântica similar à da linguagem SQL (Structured Query Language) utilizada em bancos de dados relacionais para a linguagem C#. Sendo assim, se houve um LINQ provider para uma fonte de dados, então você pode usar o poder do LINQ para fazer consultas com uma semântica similar à do SQL, permitindo realizar operações de projeçãofiltragemordenaçãojunçãoagrupamentoagregação, dentre outras.

Abaixo, seguem os slides da apresentação realizada no evento.

Demonstração

Na demonstração, eu parti de uma aplicação ASP.NET MVC 4 que criei especialmente para o evento, porém sem nenhum acesso a fonte de dados. Eu demonstrei como usar o LINQ para consultar um banco de dados SQL Server por meio do provider Entity Framework deste banco de dados, consultar um documento XML por meio do LINQ para XML e consultar uma coleção de objetos na memória por meio do LINQ para Objetos.

Consulta com LINQ para XML 

2 comentários sobre “SQLSaturday #253 | Brasília 2013: Entenda LINQ (Language-Integrated Query) e sua sintaxe na linguagem C#

  1. Rogério bom dia, gostaria de saber se é possível você disponibilizar o projeto ASP.NET MVC 4 que você fez no Sql Saturday, eu participei somente da primeira palestra de LINQ que você fez e fiquei muito interessado na segunda palestra de LINQ que você apresentou mas não pude acompanhar. Desde já obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s