C#, Global Azure

Minha palestra no Global Azure Bootcamp 2015: Plataforma de compiladores .NET, C# 6 e Visual Studio 2015

O evento

GAB 2015

O Global Azure Bootcamp é um evento global da Microsoft sobre desenvolvimento de aplicações para computação na nuvem para o Microsoft Azure.

O evento foi realizado pela primeira vez em 27 de abril de 2013 com o nome Global Windows Azure Bootcamp 2013. Nesta primeira edição, o evento foi realizado em 94 localidades espalhadas por 38 países, conforme publicado no seguinte relatório produzido pela Microsoft: Global Windows Azure Bootcamp 2013 – World Record World Wide Community Event. Brasília-DF foi uma das localidades do Brasil contempladas com o evento.
Nota: Observe que Brasília esteve presente no evento desde a primeira edição, sendo que houve um erro na unidade federativa da cidade: “Brasília/GO, Brasil” ao invés de “Brasília/DF, Brasil”.

A segunda edição do evento foi realizada em 29 de março de 2014 com o nome Global Windows Azure Bootcamp 2014. Desta vez, o evento foi realizado em 136 localidades espalhadas por 54 países, conforme publicado no seguinte relatório pela Microsoft: Global Windows Azure Bootcamp 2014 – World Record World Wide Community Event. Mais uma vez, Brasília foi uma das cidades do Brasil contempladas com o evento.

A terceira edição do evento foi realizada ontem, dia 25 de abril de 2015, agora simplesmente com o nome Global Azure Bootcamp 2015. A retirada do “Windows” do nome do evento se deve ao fato do nome da plataforma de nuvem da Microsoft ter sido alterada de “Windows Azure” para “Microsoft Azure“.

Minha palestra

Na minha palestra, eu apresentei informações sobre a plataforma de compiladores .NET (projeto de codinome “Roslyn”) e sua evolução. A recém anunciada linha de produtos Visual Studio 2015 e a sua relação com a linha anterior do Visual Studio 2013. Que o Visual Studio 2015 deve ser lançado no verão americano (junho a agosto de 2015), conforme publicado no post “Announcing the Visual Studio 2015 Product Lineup“.

Linha de produtos Visual Studio 2015

E que a versão de avaliação mais recente disponível é o Visual Studio 2015 CTP 6, que foi liberada em 23 de fevereiro de 2015. Além disso, eu comentei sobre o evento Build 2015, que iniciará na próximo quarta-feira (dia 29 de abril de 2015). Muito provavelmente, a Microsoft deverá liberar a versão Release Candidate do Visual Studio 2015 durante o evento.

Finalmente, eu comentei sobre as principais novidades da próxima versão da linguagem de programação C#: C# 6. Sendo que algumas das novidades planejadas acabaram sendo prorrogadas pelo time de produto da Microsoft para uma próxima versão, provavelmente a linguagem C# 7, por uma questão de ter um tempo muito reduzido para o lançamento. Por enquanto, as novidades anunciadas que serão cortadas da C# 6 são construtores primários e expressões de declaração.

Abaixo, seguem os slides da minha apresentação, que eu compartilhei no SlideShare.

 

O encontro com amigos da comunidade técnica

Durante o evento #GlobalAzure, eu encontrei meus amigos MVPs da Microsoft Luciano Moreira (Luti) e Jucinei Pereira dos Santos.

FotoEuLutiJucineiNoEvento

Um comentário sobre “Minha palestra no Global Azure Bootcamp 2015: Plataforma de compiladores .NET, C# 6 e Visual Studio 2015

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s