C#, Microsoft, TDC

Minha participação no The Developer’s Conference (TDC) 2016 São Paulo: O futuro da linguagem de programação C# (C# 7)

O evento The Developer’s Conference (TDC) 2016 São Paulo

O The Developer’s Conference (TDC) 2016 São Paulo foi a décima edição do evento em São Paulo-SP, que teve sua primeira edição no ano de 2007.

TDC2016SP_TDC-10Anos-Desde2007

Eu tive a oportunidade de apresentar palestras em diversas edições do evento The Developer’s Conference, não somente em edições de São Paulo-SP, mas também em Goiânia-GO, Florianópolis-SC e Porto Alegre-RS.

Na edição 2016 em São Paulo-SP, que ocorreu de 5 a 9 de julho de 2016,  eu apresentei uma palestra na trilha .NET.

A Trilha .NET no TDC 2016 SP

A Trilha .NET foi realizada no dia 06 de julho de 2016 (quarta-feira) e teve suas vagas esgotadas, estando a sala completamente lotada durante as apresentações.

TDC2016SP_TrilhaDotNET2

Apresentações que antecederam a minha palestra

Antes da minha palestra, houve as seguintes apresentações/discussões:

  • Por dentro do .NET Core
    Giovanni Bassi
  • ASP.NET em todo lugar
    Victor Cavalcanti
  • Discussão aberta sobre o novo .NET
    André Carlucci, Victor Cavalcanti, Giovanni Bassi e Elemar Júnior

Uma breve descrição da minha experiência com o .NET Core e o ASP.NET Core

Motivado pelas discussão aberta sobre o novo .NET, que antecedeu a minha palestra, eu compartilhei um pouco da minha experiência com o .NET Core e o ASP.NET Core.

img_7784

Eu tinha acabado de desenvolver um sistema para o Cebraspe/Cespe denominado Sistema de Aplicação de Testes Eletrônicos (SATE). O backend do sistema foi desenvolvido com o ASP.NET Core 1.0 RC2.NET Core 1.0 RC2 e Tools Preview 1, que somente foram liberados em 16 de maio de 2016, conforme anunciado pela Microsoft no seguinte post.NET Core RC2 – Improvements, Schedule, and Roadmap. O frontend foi desenvolvido com HTML5, CSS3 e JavaScript, onde foi feito um framework JavaScript completo e específico para o projeto. Durante o desenvolvimento do frontend, o ASP.NET Core e o .NET Core ainda estavam em versão RC1 e passando por grandes modificações, muitas delas motivadas pelas profundas mudanças introduzidas com as novas ferramentas do NET Core CLI.

O sistema foi utilizado por mais de 16 mil estudantes de cursos de educação profissional do SENAI, de 8 a 17 de junho de 2016, na Primeira Etapa da Avaliação de Desempenho de Estudantes – SAEP 2016.

No dia 27 de junho de 2016, a Microsoft liberou as versões finais do ASP.NET Core 1.0.0 e do .NET Core 1.0.0, juntamente com o Tools Preview 2. Imediatamente após o lançamento, eu atualizei o backend do SATE para usar as versões finais dos frameworks. E a versão atualizada do SATE já foi utilizada nos dias 6 e 7 de julho de 2016 no Simulado DF 2016, um simulado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que ocorreu em escolas públicas e privadas do Distrito Federal.

Em ambas as aplicações de testes eletrônicos com uso do Sistema de Aplicação de Testes Eletrônicos (SATE), o desempenho do ASP.NET Core e do .NET Core foi excepcional.

Minha palestra: O futuro da linguagem de programação C# (C# 7)

Na minha palestra, eu abordei algumas das principais novidades da linguagem de programação C# que estão programadas para serem liberadas com o lançamento da próxima versão do Visual Studio, de codinome Visual Studio “15”, que muito provavelmente deverá se chamar Visual Studio 2017 na versão final e deve ser lançado em novembro de 2016.

A agenda da palestra foi a seguinte:

  • Visual Studio “15” Preview 2
  • Literais binários
  • Separadores de dígitos
  • Tuplas
  • Referências locais
  • Funções locais
  • Correspondência de padrão
  • Informações adicionais

Abaixo, seguem os slides da minha palestra.

Deixe uma resposta

