ASP.NET MVC, CORS, MVP ShowCast, W3C

Palestra no MVP ShowCast 2013: Aplicações e serviços Web interoperáveis com o padrão Cross-Origin Resource Sharing (CORS)

O evento MVP ShowCast 2013

MVP ShowCast Logo

O MVP ShowCast é um evento virtual gratuito sobre tecnologias da Microsoft, sendo composto por uma série de webcasts transmitidos ao vivo e gravados para serem disponibilizados depois. O evento foi idealizado e é organizado por MVPs do Brasil com apoio da Microsoft. Mais informações no site do evento: http://mvpshowcast.azurewebsites.net.

A palestra Aplicações e serviços Web interoperáveis com o padrão Cross-Origin Resource Sharing (CORS)

No dia 4 de dezembro de 2013, eu apresentei o webcast da palestra Aplicações e serviços Web interoperáveis com o padrão Cross-Origin Resource Sharing (CORS) no evento virtual MVP ShowCast 2013.

Na palestra, eu apresentei alguns conceitos iniciais importantes, como: informações sobre agente de usuário (user-agent), que é um software que age em nome de um usuário, e origem web (Web Origin), que é a forma com que agentes de usuário agrupam URIs juntas em domínios protegidos.

Então, eu comentei sobre o recurso de segurança chamado política de mesma origem (Same-Origin Policy), que garante o isolamento de documentos recuperados de origens web distintas.

Depois, eu comentei sobre o conceito de AJAX (Asynchronous JavaScript and XML) e a necessidade de conseguir realizar cross-domain AJAX. Expliquei o método denominado JSON-P (JSON with Padding), que é um mecanismo para requisições de conteúdo cross-domain com o tag <script>.

Finalmente, eu comentei sobre a especificação do W3C denominada Cross-Origin Resource Sharing (CORS) e a sua utilização para realização de cross-domain AJAX. Na demonstração, eu mostrei como desenvolver uma API web com ASP.NET Web API 2 no Visual Studio 2013 com habilitação de CORS e consumi-la de uma aplicação Web em outro domínio com uso de requisições AJAX por intermédio do objeto XMLHttpRequest. A demonstração foi realizada com a publicação da API web e da aplicação Web em Web Sites no Windows Azure.

Seguem os slides da palestra Aplicações e serviços Web interoperáveis com o padrão Cross-Origin Resource Sharing (CORS).

2 comentários sobre “Palestra no MVP ShowCast 2013: Aplicações e serviços Web interoperáveis com o padrão Cross-Origin Resource Sharing (CORS)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s