ADO.NET Entity Framework, Banco de dados, C#, LINQ, MVP ShowCast, Visual Studio

Palestra no MVP ShowCast 2013: Entity Framework 6

O evento MVP ShowCast 2013

MVP ShowCast Logo

O MVP ShowCast é um evento virtual gratuito sobre tecnologias da Microsoft, sendo composto por uma série de webcasts transmitidos ao vivo e gravados para serem disponibilizados depois. O evento foi idealizado e é organizado por MVPs do Brasil com apoio da Microsoft. Mais informações no site do evento: http://mvpshowcast.azurewebsites.net.

A palestra Entity Framework 6

No dia 6 de dezembro de 2013, eu apresentei o webcast da palestra Entity Framework 6 no evento virtual MVP ShowCast 2013.

Na palestra, eu apresentei alguns conceitos iniciais importantes, como a técnica de desenvolvimento denominada Mapeamento Objeto-Relacional (Object Relational Mapping – ORM) que permite automatizar tarefas de programação orientada a objetos com dados armazenados em bancos de dados relacionais. Então, eu comentei sobre dois dos principais frameworks ORM para a plataforma .NET: Entity Framework (Open Source – Microsoft) e NHibernate (Open Source – http://nhforge.org).

Na sequência, eu comentei sobre a versão estável atual, na época da apresentação, do framework da Microsoft para mapear objetos de domínio para dados relacionais: Entity Framework 6.0.1, liberada em 17 de outubro de 2013. Porém, uma semana após a apresentação (dia 13 de dezembro de 2013), a Microsoft liberou uma nova versão do framework: Entity Framework 6.0.2. A versão 6.0.2 corrige alguns problemas de desempenho (e outros bugs) nas versões 6.0.0 e 6.0.1. A lista completa de correções desta versão pode ser lida, em inglês, no site do CodePlex em: https://entityframework.codeplex.com/workitem/list/advanced?status=Closed&release=EF%206.0.2&reasonClosed=Fixed.

Eu também comentei sobre o desenvolvimento em código aberto do Entity Framework no CodePlex em: http://entityframework.codeplex.com. Seguem alguns dos diversos recursos disponíveis: código-fonte, compilações noturnas, documentação, especificações de características, acompanhamento de problemas e notas de reuniões de design.

Eu citei os modelos de desenvolvimento para desenvolvimento com o Entity Framework: Database First, Model First e Code First. Depois ilustrei uma exemplo de intermediação que o Entity Framework faz entre uma aplicação ou serviço e um banco de dados relacional.

Finalmente, eu apresentei as principais novidades do Entity Framework 6 e demonstrei quatro delas:

  1. Convenções Code First personalizadas
  2. Logging de comandos de banco de dados
  3. Mapeamento Code First de stored procedures
  4. Consulta e salvamento assíncrono

Seguem os slides da palestra Entity Framework 6.

Deixe um comentário